"A embarcação multipropósito Neuwerk deveria remover o gelo do canal de navegação que leva ao terminal de GNL no porto de Mukran, na costa de Rügen. No entanto, a embarcação está atualmente inoperante devido a uma falha técnica [...] Depois de ir ao mar na sexta-feira (13), o Neuwerk foi forçado a retornar ao porto de Mukran devido a uma avaria [...] Isso atrasa ainda mais a chegada do navio-tanque de GNL Minerva Amorgos. A embarcação está na zona livre de gelo do mar Báltico, ao largo da costa de Rugen, há cerca de uma semana", diz a matéria.
A WSA não divulgou dados precisos sobre a natureza da avaria enfrentada pelo Neuwerk. Também não está claro quanto tempo levará para o reparo e quando o Neuwerk poderá voltar a operar.
No momento, o rebocador VB Bremen Fighter é o responsável por romper o gelo no canal de navegação, segundo a reportagem.
O coronel reformado e especialista militar Ralph Thiele disse à NTV que a Rússia atualmente tem uma vantagem significativa sobre a Europa e os EUA em número de quebra-gelos.