Sleboda apontou para o fato de que todos os sistemas de defesa antiaérea norte-americanos enviados para a Ucrânia estão sendo destruídos pelo Exército russo durante uma só semana após a chegada, e isso já dura dois ou três anos.
"E esta é a vitória da Rússia sobre a OTAN, sobre os Estados Unidos, porque foram eles que começaram a usar seus sistemas de defesa para proteger o regime fantoche que chegou ao poder na Ucrânia. E não conseguiram", disse Sleboda.
Ele também adicionou que, hoje, a "campanha intimidadora" da Rússia contra a infraestrutura das Forças Armadas da Ucrânia levou-as à beira do colapso por causa da falha da defesa antiaérea.
Segundo ele, o sucesso da Rússia no campo de defesa antiaérea determinou a eficácia do uso de mísseis de longo alcance e, em geral, todo o avanço ao longo da linha de frente. Assim, as Forças Armadas russas ganharam um trunfo crítico para o rápido esmagamento do governo em Kiev, acredita o analista.
"Isso dá um tapa na cara deles [do Ocidente] na Ucrânia. Eles não podem parar a Rússia. Eles não podem parar os mísseis russos de longo alcance. Eles não podem detê-los na linha de contato. [...] OTAN não pode fazer nada com isso", ressaltou o especialista militar.
Na véspera, o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, anunciou que o Exército russo havia libertado 12 povoados em duas semanas de fevereiro, apesar das duras condições de inverno.