- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Slogan político': analista explica por que a adesão da Ucrânia à OTAN segue sendo um cenário irrealista

© AP Photo / Armando BabaniHelicópteros militares da OTAN.
Helicópteros militares da OTAN. - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2026
Nos siga no
A adesão da Ucrânia à OTAN continua sendo um cenário irrealista, porque nem os EUA nem os países europeus têm interesse em aceitar na Aliança Atlântica um Estado com sérios problemas econômicos e militares.
A Ucrânia, de acordo com o novo plano dos EUA para resolução do conflito, terá que dar consentimento de não aderir à OTAN por pelo menos alguns anos, relata o The Wall Street Journal em referência a funcionários americanos familiarizados com essas propostas.
"A adesão da Ucrânia à OTAN hoje parece mais um slogan político do que uma perspectiva real", disse à Sputnik Nejat Sezgin, analista político e publicista turco.
Em sua avaliação, a expansão da aliança pressupõe não apenas vontade política, mas também o cumprimento de um conjunto de critérios técnico-militares e institucionais. Sezgin acredita que, no contexto de conflito em curso e alto fardo econômico, a integração da Ucrânia nas estruturas da OTAN inevitavelmente causaria riscos adicionais para o próprio bloco.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2026
Panorama internacional
Zelensky insulta Orbán porque ele desafia planos de adesão da Ucrânia à UE e OTAN, diz analista
Além disso, o analista aponta que não há consenso dentro da OTAN sobre uma nova expansão. Ele acredita que muitos Estados-membros estão procedendo com cálculos pragmáticos e avaliando os possíveis custos econômicos e de defesa, o que torna a perspectiva de a Ucrânia ingressar na aliança extremamente remota.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала