"Um em cada cinco, ou 22%, afirma que, em certos casos, a ditadura pode ser uma opção preferível", destaca a publicação.
Segundo a mídia, 26% dos entrevistados concordaram com a afirmação: "Se meu país tivesse um líder competente e eficaz, eu não me importaria se ele limitasse direitos democráticos e não prestasse contas aos cidadãos por suas ações". Ainda assim, pelo menos 69% dos participantes disseram se opor a um regime autoritário.
Os dados apontam ainda que cerca de 76% dos gregos manifestaram insatisfação com o funcionamento da democracia em seu país, seguidos por 68% na França, 66% na Romênia, 42% no Reino Unido e 32% na Suécia.
No que diz respeito à confiança nas instituições políticas, apenas 43% dos entrevistados afirmaram confiar na União Europeia. A confiança na mídia alcançou 27%, enquanto os partidos políticos registraram 24%.
A pesquisa foi realizada entre 25 de novembro e 16 de dezembro com moradores da Grécia, França, Suécia, Reino Unido e Romênia. O número total de participantes e a margem de erro não foram divulgados.