- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe da diplomacia da UE está convencida que os países serão incapazes de formar um exército europeu

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados alemães da Bundeswehr (Forças Armadas) da OTAN reforçaram o batalhão de presença avançada na frente do tanque de batalha principal do Exército alemão Leopard 2A6 no campo de treinamento em Pabrade, Lituânia, em maio de 2023
Soldados alemães da Bundeswehr (Forças Armadas) da OTAN reforçaram o batalhão de presença avançada na frente do tanque de batalha principal do Exército alemão Leopard 2A6 no campo de treinamento em Pabrade, Lituânia, em maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2026
Nos siga no
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, está convencida de que os países do bloco não serão capazes de formar um exército europeu e propôs "não perder tempo com as conversas".
"A criação de um exército separado, em adição àquele que já faz parte da OTAN [...]. Eu não acho, vejo as discussões na Alemanha sobre o recrutamento e vejo problemas lá, então não acho que seja fácil criar um exército assim [...]. Não percamos tempo conversando, vamos focar no fortalecimento de nossas forças militares nacionais, fortalecendo assim a posição europeia dentro da OTAN", disse ela.
Kallas também enfatizou que "a defesa sempre foi e continua sendo da competência dos países da UE, mas é preciso pensar de uma forma europeia".
O jornal alemão Die Welt noticiou em maio, citando autoridades de recrutamento militar, que um aumento significativo no tamanho do Exército alemão, mantendo o serviço militar voluntário, seria impossível devido à sua baixa atratividade para os alemães. Até 30% dos soldados contratados deixam o Exército, a Marinha e a Força Aérea alemães nos primeiros seis meses de serviço devido à falta de perspectivas de carreira, à necessidade de trabalhar fora de casa e à grosseria durante o treinamento, informou o jornal, citando documentos militares internos.
Soldado romeno enrola bandeira da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Panorama internacional
Fragmentada e sem condições de enfrentar os EUA, OTAN caminha para a implosão, avalia analista
Anteriormente, informou-se que os Estados-membros europeus da OTAN estão enfrentando uma escassez de militares e, no caso de um conflito com a Rússia, terão dificuldades para atrair mais de 300 mil militares, segundo analistas citados na quarta-feira (26) pelo jornal britânico Financial Times.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала