Panorama internacional

Brasil em perspectiva: especialistas debatem política e economia do país em Moscou (VÍDEOS)

Temas importantes como a polarização política na sociedade brasileira, a transição energética, os desafios econômicos e a cooperação com a Rússia no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram debatidos em evento acadêmico que reuniu especialistas russos e brasileiros.
Sputnik
O Conselho Russo de Assuntos Internacionais e o Instituto da América Latina da Academia Russa de Ciências promoveram nesta quinta-feira (19), na capital russa, a mesa-redonda "Brasil — 2026: constantes e variáveis", dedicada a analisar o Brasil em diversos âmbitos, desde o político até o econômico e energético.
A equipe de reportagem da Sputnik Brasil esteve no seminário e entrevistou pesquisadores presentes no evento como Marcelo Bezerra, professor brasileiro do Departamento de Relações Internacionais do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou, que falou sobre os principais destaques da manhã de debates.

"Os russos têm muita curiosidade sobre o Brasil, de maneira geral. No debate, tivemos várias participações interessantes. Além disso, discutimos a eleição presidencial brasileira em outubro e a relação entre Brasil e Rússia, que está acima de interesses político-partidários. Tanto que foi lembrado aqui que, mesmo durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil manteve boas relações diplomáticas e comerciais com a Rússia, tendo, inclusive, registrado aumento no fluxo de comércio bilateral", disse Bezerra.

Panorama internacional
Cinco pontos-chave sobre a parceria comercial Brasil–Rússia
A jornalista e professora da Escola Superior de Economia, Ana Lívia Esteves, brasileira radicada na Rússia, também participou da conferência. Ela destacou que a 8ª Reunião da Comissão Brasil-Rússia de Alto Nível de Cooperação (CAN), realizada em Brasília neste mês e que contou com a presença do primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin, foi lembrada pelos membros do colóquio.
Para ela, esse evento bilateral foi muito importante para o estreitamento de laços entre os dois países e que o próximo passo dessa relação deve ser o aumento dos investimentos.

"O Brasil deu um passo muito importante e histórico quando recebeu a CAN, em Brasília, inclusive comentamos sobre isso aqui. Eu acho que o foco dos russos é promover oportunidades de investimentos no Brasil e trazer investimento brasileiro para cá. Agora, a gente já está com o comércio bastante desenvolvido e já comercializamos mais de US$ 10 bilhões por ano. Mas ainda podemos ir muito além", comentou Esteves.

Publicação sobre o Brasil é destaque no evento

Na ocasião, o livro em língua russa intitulado "Brasil: repetição do passado ou receita de renovação" (em tradução livre), que já está disponível para download gratuito, foi apresentado e teve alguns capítulos debatidos entre os participantes.
A obra apresenta um estudo aprofundado sobre a política interna e externa do país, além de abordar outros tópicos como o desenvolvimento socioeconômico e o estágio atual da cooperação econômico-comercial entre Brasília e Moscou, conforme explicou Vladimir Mikhailovich Davydov, diretor científico do Instituto da América Latina da Academia Russa de Ciências.

"É importante que o público russo possa obter conhecimento confiável sobre o potencial do Brasil e sobre as características de sua sociedade. Temos a possibilidade de cooperação econômica e comercial. E eu acho que o aspecto científico e tecnológico deve desempenhar um papel importante nessa cooperação, e isso é tratado nesta obra", concluiu Davydov.

Em 3 de outubro deste ano, Brasil e Rússia completam 198 anos de relações diplomáticas e, apesar da distância geográfica, as duas nações, ao longo dos anos, vêm se aproximando mais, como ficou evidenciado no seminário. Tanto no âmbito do BRICS quanto em cooperações bilaterais, os esforços visam ampliar a parceria econômica, científica e cultural.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar