Ciência e sociedade

Os 40 anos da Mir: cinco curiosidades sobre a estação espacial soviética

Lançada em 20 de fevereiro de 1986, a estação espacial soviética Mir foi um marco da exploração espacial, que pavimentou o caminho para a Estação Espacial Internacional (EEI).
Sputnik
Ela foi a primeira concebida como um complexo modular, capaz de ser montada no espaço, com novos compartimentos sendo acoplados ao núcleo inicial.
A montagem foi concluída em 1996, e a estação serviu como laboratório de pesquisa de microgravidade, com experimentos sobre biologia, física, astronomia, meteorologia e sistemas de naves espaciais, visando desenvolver as tecnologias necessárias para a ocupação humana do espaço. Confira abaixo cinco curiosidades sobre a estação Mir.
Notícias do Brasil
Para o alto e avante: como o Conselho Espacial do BRICS pode fortalecer o frágil setor brasileiro?

Projetada por uma mulher

Em um campo dominado por homens, a arquiteta russa Galina Balashova fez história ao ser responsável pelo design interior da Mir, introduzindo o uso de velcro para fixação de objetos e do código de cores como sistema de orientação na gravidade zero, diferenciando o piso verde das paredes amarelas e azul-claras.

Recorde de permanência em órbita

Foi na estação Mir que o recorde de permanência contínua no espaço foi estabelecido, em 1995, pelo cosmonauta Valery Polyakov. Ele permaneceu 438 dias em órbita, um marco ainda invicto.

Vida útil surpreendente

Projetada para durar cerca de cinco anos, a Mir triplicou sua vida útil, permanecendo no espaço por 15 anos e realizando mais de 82 mil voltas ao redor da Terra.
Notícias do Brasil
'Estamos tirando do papel', diz ministra sobre projetos aprovados por Putin e Lula no âmbito tecnológico

Primeiro correspondente no espaço

Em dezembro de 1990, o jornalista japonês Toyohiro Akiyama realizou, na Mir, a primeira transmissão ao vivo para a televisão a partir do espaço. Ele permaneceu sete dias a bordo, relatando os efeitos da adaptação à gravidade zero e a rotina na estação.

Marco para a cooperação científica

Após o fim da União Soviética, o programa Shuttle-Mir permitiu que astronautas norte-americanos treinassem e vivessem na estação russa, inaugurando uma nova era para a cooperação internacional na exploração espacial e abrindo caminho para a Estação Espacial Internacional (EEI).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar