Panorama internacional

Cirurgias estão sendo adiadas em Cuba devido ao bloqueio dos EUA

A falta de combustível continua a afetar gravemente as atividades essenciais em Cuba, incluindo as do setor da saúde, prejudicando milhares de pacientes, muitos deles menores de idade, afirmou o Ministro da Saúde Pública do país caribenho, José Ángel Portal Miranda.
Sputnik

"O inevitável adiamento de procedimentos cirúrgicos, devido à situação em Cuba, tem um impacto direto em milhares de pacientes, muitos deles crianças", publicou o ministro na rede social X. "De que direitos humanos o governo dos EUA fala quando suas ações colocam vidas em risco?", questionou.

Panorama internacional
Análise: bloqueio energético dos EUA a Cuba está fazendo da ilha uma Gaza dos trópicos?
Segundo dados do órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, divulgados pelo jornal mexicano La Jornada, a falta de combustível afeta atualmente 61.830 crianças com menos de um ano que necessitam de cuidados especiais.
A situação também impacta em serviços vitais para pacientes diabéticos e oncológicos, bem como no calendário de vacinação infantil já atrasado, no atendimento a crianças com necessidades especiais, bem como na ventilação domiciliar, aspiração mecânica e ar condicionado, além da assistência em casos de emergência sem disponibilidade de transporte médico.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar