Panorama internacional

Quase 90 países assinam declaração sobre o impacto da IA ​​após cúpula em Nova Deli

A declaração da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial ​​foi assinada em Nova Deli, sendo um marco significativo na cooperação global em IA, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Índia.
Sputnik
A declaração recebeu o endosso de 88 países e organizações internacionais, incluindo a Rússia, refletindo um amplo consenso global sobre o uso da IA ​​para o crescimento econômico e o benefício social, observou a chancelaria indiana.
"Isto exige uma maior cooperação internacional e um envolvimento multissetorial entre os nossos países, em torno dos sete pilares Cúpula de Impacto da IA, centrados nos princípios do desenvolvimento do capital humano; alargamento do acesso para o empoderamento social; fiabilidade dos sistemas de IA; eficiência energética dos sistemas de IA; utilização da IA ​​na ciência; democratização dos recursos de IA; e utilização da IA ​​para o crescimento econômico e o bem social", diz o documento.
Panorama internacional
Da soberania digital à desdolarização: a estratégia geopolítica da aproximação Brasil–Índia
A declaração promete ainda que, em "complementaridade com as iniciativas internacionais e outras já existentes, trabalharemos para promover uma compreensão partilhada, respeitando a soberania nacional, sobre como a IA pode ser utilizada para servir a humanidade".
Os participantes da cúpula reafirmaram seu compromisso em promover prioridades globais compartilhadas na governança da IA, facilitando a criação de estruturas voluntárias e não juridicamente vinculativas e traduzindo a visão em ação por meio da colaboração contínua, observou o Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar