Panorama internacional

Irã classifica forças navais e aéreas europeias como 'terroristas'

Teerã anunciou medidas retaliatórias depois que os Estados-membros da União Europeia (UE) designaram recentemente o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) como uma "entidade terrorista".
Sputnik
O Irã considerou a ação da UE "ilegal e injustificada" e contraria os princípios fundamentais da carta da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em resposta à ação, invocando o princípio da reciprocidade e a lei de contramedidas iraniana, o Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que qualquer país que se alinhe ou apoie a decisão dos Estados Unidos de designar a Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica como uma organização "terrorista" enfrentará o mesmo tratamento.
Panorama internacional
Teerã aposta em oferta bilionária para destravar negociações nucleares com EUA, aponta mídia
As tensões entre Washington e Teerã continuam. Esta semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o Irã tem até 15 dias para chegar a um acordo com Washington para renovar o acordo nuclear iraniano, que, segundo Washington e seu aliado Israel, visa ao desenvolvimento de armas nucleares, algo que Teerã nega veementemente.
Na sexta-feira (20), a Missão Iraniana enviou uma carta à ONU na qual afirma que a as declarações beligerantes do presidente dos EUA demonstram o risco real de agressão norte-americana contra o Irã, o que poderá gerar consequências catastróficas para toda a região.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar