O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira sobre a tomada de controle de uma rede de lojas privadas, Dia Dia, por parte do estado. A autoridade venezuelana acusou os mercados de exercer uma guerra econômica. A rede de lojas foi integrada no consórcio estatal Pdval, segundo informou o portal Noticias24.
A campanha de combate aos preços superfaturados foi iniciada na Venezuela em 2013. No verão passado, a rede Daka foi confiscada pelo governo. Os diretores da empresa foram presos por praticar uma política de lucro superior à 1000%, segundo foi informado na época por autoridades de Caracas.
“A partir de amanhã (sábado), Pdval oferecerá os serviços no lugar desta rede (Dia Dia), que estava conduzindo uma guerra contra o povo, e garantirá o suprimento de produtos e alimentos ao povo”, anunciou Maduro.
Segundo o presidente, o governo recebeu provas de especulação com produtos de necessidade geral por parte da empresa.
Nos últimos meses Venezuela tem sofrido falta de alguns produtos,cujos preços são controlados pelo estado. Maduro acusou em diversas ocasiões a oposição por estar provocando uma guerra econômica.