O chefes das pastas de finanças e dos Bancos Centrais do G20, reunidos em Istambul, reafirmaram ser inadmissível o uso do câmbio para aumento da competitividade das economias nacionais, revelou aos jornalistas, no fim do encontro, o ministro das finanças da Rússia, Anton Siluanov, informou RIA Novosti.
Segundo a autoridade russa, o tema do fortalecimento excessivo das moedas nacionais foi suscitado por diversos ministros. “Foi dito que as guerras cambiais não ajudam nenhuma das economias”, disse Siluanov. No entanto, as partes concordaram que as alterações cambiais também podem estar relacionadas à situações objetivas, como a redução das contas correntes em função da queda no fornecimento das commodities, como acontece na Rússia e outros países exploradores de petróleo.
O tema das “guerras cambiais” já fez parte da pauta do G20. Este assunto foi amplamente discutido após a crise de 2008-2009, quando alguns países foram acusados de enfraquecer artificialmente o câmbio de suas moedas nacionais.