O congresso dos EUA está avaliando um projeto de lei que propõe suporte financeiro à Ucrânia no valor de $1 bilhão de dólares para fins militares. Os recursos seriam liberados ao londo dos dois próximos anos.
O texto do projeto de lei diz que “o ministro da Defesa dos EUA está autorizado, em coordenação com o secretário de Estado, a fornecer suporte às forças militares de segurança nacional da Ucrânia, que inclui armas para treinamentos, armamentos letais de defesa, ajuda logística e diversos tipos de equipamento e meios de segurança até o prazo de 30 de setembro de 2017. Para realização destas tarefas será destinado o valor de 1 bilhão de dólares”.
A assessora de Segurança Nacional do presidente dos EUA, Susan Rice, anunciou em 6 de fevereiro, que os Estados Unidos estariam avaliando a possibilidade de oferecer suporte militar direto à Ucrânia. Ela completou, afirmando que esta questão estaria sendo avaliada. Moscou, por outro lado, advertiu Washington quanto à esta possível decisão, já que as consequências poderiam levar à escalada do conflito. A maioria dos líderes europeus se opõe ao fornecimento de armas à Kiev, informa RIA Novosti.