O presidente da Câmara Econômica Federal da Áustria, Christoph Leitl, disse ao jornal austríaco Die Presse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem um modo de pensar europeu.
"Putin é um jogador de xadrez que considera munuciosamente os seus passos e sabe exatamente as partes fortes e frouxas do seu oponente", comentou Leitl. "E além disse, Putin pensa de uma maneira europeia, não asiática", frisou.
Leitl avaliou positivamente também os esforços de regulação pacífica da situação ucraniana em Minsk, sublinhnando que enfim os europeus tomaram a liderança neste assunto.
Além disso, mencionou que as sanções econômicas impostas sobre a Rússia não trouxeram nenhum resultado positivo, mas, sim, prejudicaram ambas as partes e dificultaram a solução do conflito.
As exportações da Áustria à Ucrânia e Rússia diminuíram no ano passado 23,5% e 8% respetivamente. "A frustração, a apatia e a agressão prevalecem em muitas partes da economia", disse Leitl, acrescentando que uma das tarefas mais importantes na situação atual seria a manutenção da confiança.
Desde março de 2014, vários países ocidentais têm imposto sanções contra um número de políticos, homens de negócios e empresas russas. A última onda de sanções deu-se em dezembro, quando o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou um bloqueio econômico da península da Crimeia.