O presidente Vladimir Putin e seu colega cipriota, Nicos Anastasiades, firmaram, nesta quarta-feira, um acordo de cooperação entre os países para o período de 2015 a 2017.
O presidente do Chipre está em visita à Rússia e conversou com o líder russo pela manhã. Segundo Putin, o programa tem como meta intensificar a cooperação econômica entre a Rússia e o Chipre. O governante admitiu que houve queda nas relações comerciais entre os países em 2014.
"Isto foi causado principalmente por questões de mercado — a queda nos preços do petróleo e dos derivados. As sanções anti-Rússia implementadas pela União Europeia e nossa resposta a elas também tiveram impacto negativo. Houve uma queda aguda na entrada de produtos agrícolas do Chipre no mercado russo", explicou Putin.
O líder russo, entretanto, lembrou que o mês de agosto deste ano marcará 55 anos das relações bilaterais "amistosas e benéficas para ambos" entre os dois países.
No ano passado, o Chipre acompanhou a postura dos Estados Unidos e da União Europeia, apoiando as sanções impostas contra a Rússia por causa de seu suposto envolvimento na crise da Ucrânia — Moscou continua negando participação e introduziu um embargo de um ano em certos produtos alimentícios de países que impuseram as sanções.
Líderes de Rússia e Chipre assinam acordo de cooperação
17:03 25.02.2015 (atualizado: 12:33 12.11.2021)
© Sputnik / Michael Klimentyev / Acessar o banco de imagensVladimir Putin (E), presidente da Rússia, e Nicos Anastasiades, presidente do Chipre
© Sputnik / Michael Klimentyev
/ Nos siga no
O presidente Vladimir Putin e seu colega cipriota, Nicos Anastasiades, firmaram, nesta quarta-feira, um acordo de cooperação entre os países.