Netanyahu recebeu o convite por parte do atual presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, para intervir nesta terça-feira perante ambas as câmaras do Congresso dos Estados Unidos. A Casa Branca só foi informada da visita posteriormente.
O presidente dos EUA Barack Obama recusou de encontrar-se com o premiê israelense durante esta visita. O secretário do Estado norte-americano John Kerry neste momento está na Suíça onde, além de outros assuntos, planeja encontrar-se com o chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif.
Até o momento pelo menos três senadores e 40 membros democratas da Câmara dos Representantes recusaram-se a ouvir o discurso de Netanyahu.
O premiê israelense tenciona apelar aos membros do Congresso para elaborar novas sanções contra o Irã em vez de assinar um acordo com esta república islâmica. Nesta segunda-feira (2) Netanyahu planeja obter o apoio do influente lobby pró-israelense AIPAC (American Israel Public Affairs Committee).
O Likud, partido do centro-direita liderado por Netanyahu, reagiu a estes apelos de maneira agressiva, acusando os seus autores de serem “os mesmos esquerdistas que apoiaram Oslo” – referência aos Acordos de Paz de Oslo e ao processo agora moribundo de paz com os palestinos.