O primeiro livro da trilogia "Tempos de Polvo" de Kucherena foi posto à venda na terça-feira, 3 de março, e o protótipo do herói é Snowden.
Segundo Kucherena, Edward Snowden tem a intenção de voltar ao seu país. Mas para isso os advogados russos e norte-americanos estão a resolver as questões jurídicas. A principal exigência do ex-colaborador da CIA é garantir um julgamento justo e imparcial nos EUA.
Em junho de 2013, Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA na sigla em inglês), passou aos jornais The Washington Post e The Guardian uma série de materiais secretos sobre os programas de vigilância na Internet, realizados pelas agências de inteligência estadunidenses e britânicas. Após isso, Snowden partiu para Hong Kong e logo a seguir para Moscou, onde permaneceu algum tempo na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo.
Mais tarde, a Rússia concedeu-lhe asilo temporário por um ano sob a condição de que ele cessasse sua atividade contra os EUA. Em 1 de agosto 2014, Snowden recebeu uma autorização de residência de três anos, o que lhe permite viajar não só na Rússia, mas também no exterior.