O Irã e grupo dos 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas mais a Alemanha) estão próximos de um acordo sobre o programa nuclear iraniano, anunciou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif neste quarta-feira à emissora NBC.
“Estamos dispostos a trabalhar 24 horas por dia para chegar a um acordo. Acreditamos estar bem próximos a isso. Por outro lado, ainda estamos distantes em alguns aspectos”, revelou Zarif, complementando que há uma série de questões a serem discutidas ainda.
A autoridade iraniana afirmou que o potencial atômico do seu país sempre esteve voltado somente ao progresso científico nessa área. Assim que os outros países aceitarem e entenderem isso, um acordo vantajoso para todos sobre o programa nuclear iraniano será alcançado.
O grupo dos seis mediadores internacionais e Teerã seguem no seu esforço diplomático para elaborar um acordo político sobre o programa nuclear iraniano até o dia 24 de março e um acordo conclusivo até fim de junho do ano corrente.