Chris Murphy: Netanyahu dificulta as negociações sobre o programa nuclear iraniano

© AP Photo / Cliff OwenBenjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu - Sputnik Brasil
Nos siga no
O senador norte-americano Chris Murphy está certo de que o discurso do primeiro-ministro de Israel sobre o “radicalismo” do regime iraniano e a sua avaliação negativa do possível acordo entre o grupo 5+1 e Teerã sobre o programa nuclear do Irã está criando dificuldades.

Benjamin Netanyahu - Sputnik Brasil
A visita escandalosa de Netanyahu a Washington
O discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para o congresso dos EUA está criando novas dificuldades para as negociações de Teerã com o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança mais a Alemanha) sobre o programa nuclear iraniano, afirmou ao Sputnik o senador Chris Murphy.

Nesta terça-feira o premiê israelense discursou pela terceira vez para as duas câmaras do congresso norte-americano. Ele chamou o regime iraniano de “radical” e destacou que o país é uma ameaça ao mundo todo. O acordo em negociação com Teerã foi chamado por Netanyahu de “muito ruim”. A autoridade israelense chegou a dizer que “seria melhor que não houvesse acordo”. 

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia - Sputnik Brasil
Lavrov nota progresso nas conversas sobre o programa nuclear iraniano
“Eu creio que ele (Netanyahu) está criando barreiras para as negociações, barreiras que não existiam antes”, disse o interlocutor da agência. 

Por outro lado, a influente senadora democrata Dianne Feinstein, também presente no discurso de Netanyahu, afirmou ao Sputnik que o premiê israelense não apresentou nenhuma alternativa para o caso das negociações com Teerã fracassarem. “Algo faltou no discurso de Netanyahu. O que acontecerá depois, caso o acordo não seja alcançado?”, perguntou Feinstein.

A Casa Branca se pronunciou de modo semelhante. Segundo o seu representante, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante o discurso para o congresso, não ofereceu nada de concreto para a solução do problema nuclear iraniano. 

Benjamin Netanyahu discursa durante a Assembleia Geral da ONU em setembro de 2012 - Sputnik Brasil
Benjamin Netanyahu “exagerou” os riscos do programa nuclear do Irã em discurso na ONU
Em novembro de 2013, em Genebra, os seis mediadores internacionais e o Irã concordaram em preparar um acordo, que garantiria o caráter exclusivamente pacífico do programa nuclear iraniano em troca da retirada das sanções contra o país. Após um ano o acordo não saiu. Somente se chegou a um plano intermediário de ações. As partes estenderam as negociações até o final de julho de 2015.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала