“A sessão aberta sobre Ucrânia será realizada na manhã desta sexta-feira”, informou o interlocutor da agência.
Durante a parte aberta da sessão o subsecretário para os Direitos Humanos da ONU, Ivan Simonovic, deverá apresentar um relatório. Bem como o chefe de assuntos políticos da ONU, Jeffrey Feltman.
Em março, o Conselho de Segurança está sendo presidido pela França. O representante permanente do país na ONU, François Delattre, já tinha anunciado ontem que o Conselho provavelmente se reuniria novamente para tratar da crise ucraniana.
Além disso, as fontes da agência não excluíram a possibilidade de mais uma reunião no fim do mês para avaliar o cumprimento dos acordos de Minsk sobre a normalização da crise no leste da Ucrânia.
No final do mês passado, França e Alemanha convocaram o Conselho de Segurança para a avaliação do cumprimento do pacote de medidas acordado em Minsk pelos líderes da Rússia, Ucrânia, França e Alemanha no dia 12 de fevereiro. Na ocasião, o Conselho de Segurança ouviu os relatórios da representante da OSCE no grupo de contato das partes do conflito, Heidi Tagliavini, e do chefe da missão de monitoramento da OSCE na Ucrânia, Ertugrul Apakan.
O embaixador da França na ONU disse que os encontros nesse formato são “importantes e construtivos”.