Segundo a publicação, um dos candidatos é o ex-ministro das Finanças (1990 — 1991 e 1998 — 2002) e das Relações Exteriores (2002 — 2004), Yashwant Sinha.
Outro candidato é o ex-economista do Banco Mundial e ex-ministro das Tecnologias de Comunicação e de Informação, Arun Shourie.
A palavra final sobre a indicação de um dos candidatos deverá ser dada em breve pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
O acordo para criação do banco foi assinado no Brasil em 15 de julho de 2014, na cidade de Fortaleza. O acordo prevê a instituição do novo banco de desenvolvimento pelos membros do BRICS para financiamento de projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável nesses países e nos países em desenvolvimento.
O presidente da instituição será escolhido rotativamente por indicação de um dos países fundadores. As decisões estratégicas como essa serão tomadas por maioria dos votos dos membros do BRICS. O primeiro presidente do banco será um representante da Índia. O presidente do conselho de diretores será indicado pelo Brasil. Já o presidente do conselho administrativo deverá ser indicado pela Rússia.
A sede do banco do BRICS será localizada em Xangai. A megalópole chinesa se comprometeu a fornecer os escritórios e todo o equipamento necessário para seu funcionamento.