Pesquisas divulgadas hoje pela Rádio do Exército Israelense e do jornal Haaretz mostraram que a União Sionista, uma aliança de legendas encabeçada pelo Partido Trabalhista de Herzog, conseguirá 24 dos 120 assentos do Knesset, o parlamento israelense, contra 21 do Likud.
As pesquisas também mostram que Netanyahu perdeu apoio popular depois de discursar no Congresso norte-americano na semana passada. Netanyahu usou a oportunidade para torpedear o acordo que está sendo negociado entre o Irã e seis potências mundiais, entre elas os EUA.
No entanto, uma pesquisa divulgada pelo Canal 2 na terça-feira mostra que o Likud e seus aliados de linha dura ainda controlariam a maior parte do Parlamento, o que dificultaria a formação de um governo encabeçado por Herzog.
Caso consiga formar uma coalizão, Herzog seria o primeiro líder do Partido Trabalhista em dezesseis anos. A legenda dominou a cena política israelense durante as três primeiras décadas de existência do país, e iniciou as negociações de paz com os palestinos nos anos 1990.
fonte: Estadão Conteudo