Paralelamente, a autoproclamada República Popular de Donetsk informou que as tropas ucranianas iniciaram exercícios militares no leste do país. Citando o Ministério da Defesa dos independentistas, a agência de notícias de Donetsk disse que, "de acordo com uma fonte confiável nas Forças Armadas da Ucrânia, o exército ucraniano iniciou exercícios e práticas de tiro perto da vila Mayorsk, a noroeste de Gorlovka".
O Ministério da Defesa salientou que, tendo em vista a localização territorial de Mayorsk, será muito difícil observar a distância estabelecida pelos acordos de Minsk. O porta-voz da pasta, Eduard Basurin, disse ainda que as tropas ucranianas receberam reforços significativos perto da estratégica cidade portuária de Mariupol, bem como do povoado de Peski, nos arredores de Donetsk.
Vladislav Deinego, representante da autoproclamada República Popular de Lugansk no Grupo de Contato (que inclui as partes do conflito ucraniano mais a OSCE e a Rússia), disse, por sua vez, que Kiev prossegue com preparativos militares perto das fronteiras de sua região.