Enviado russo na OSCE observa progresso no cessar-fogo do conflito ucraniano

© Sputnik / Mikhail VoskresenskyLugansk retira 70% das armas pesadas da linha de contato do conflito ucraniano
Lugansk retira 70% das armas pesadas da linha de contato do conflito ucraniano - Sputnik Brasil
Nos siga no
O enviado russo na Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OSCE), Andrei Kelin, afirmou que foi feito um progresso significante por parte das forças de segurança da Ucrânia e das milícias populares de Donetsk e Lugansk, do leste da Ucrânia, no que diz respeito à retirada de armamento pesado e monitoramento do cessar-fogo.

Segundo ele, as partes (Rússia e Ucrânia) estão esperando a confirmação da missão de monitoramento da OSCE de que as armas pesadas foram realmente retiradas da área de confronto para as distâncias acordadas. Andrei Kelin acrescentou, no entanto, que, infelizmente, confrontos têm sido relatados ao redor do aeroporto de Donetsk e na parte sul da região. 

Combatente da autoproclamada República Popular de Lugansk em Donbass - Sputnik Brasil
Cessar-fogo: OSCE relata retirada em massa das armas pesadas no leste da Ucrânia
De acordo com os relatórios da missão de monitoramento do conflito ucraniano, as forças ucranianas continuam usando artilharia que era para ser retirada das posições controladas pelas forças independentistas do leste ucraniano. 

Andrei Kelin comentou que o aeroporto de Donetsk tem sido bombardeado de 20 a 40 vezes diariamente. 

O novo acordo de paz, firmado em Minsk entre os líderes da Rússia, da Ucrânia, da França e da Alemanha, inclui um cessar-fogo global no leste da Ucrânia a partir do dia 15 de fevereiro. Segundo o acordo, o armistício deve ser seguido pela retirada das armas pesadas da zona de conflito, operação que deve começar "o mais tardar no segundo dia do cessar-fogo e estar concluída no prazo de 14 dias". 


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала