De acordo com um comunicado emitido nesta segunda-feira pela oposição, “a Suprema Rada, que foi eleita em um momento de guerra, e que criou uma maioria por motivos de guerra, tem apoiado leis sobre esta guerra que deve acabar”. O Bloco afirma que o momento é propício para dissolver esse “parlamento incapacitado”.
A oposição demanda que a Suprema Rada apoie o pacote de paz para a resolução do conflito no leste ucraniano. O Bloco afirma que, se a maioria se recusar a votar pelo pacote de paz, isso vai confirmar sua relutância em servir os interesses do povo ucraniano.
O Bloco da Oposição lembra que, no final do mês de Janeiro, foi apresentado um pacote global de paz de dez pontos, que deve traduzir em realidade todos os Acordos de Minsk e preparar o caminho para a restauração da região de Donbass.
Entre outras coisas, a oposição pede que as autoridades ucranianas desistam das tentativas de lidar com o conflito nas regiões de Donetsk e Lugansk através da força. Com isso, o plano de paz prevê levar a cabo uma investigação imparcial de todos os ataques terroristas em Donbass e adotar medidas para a retomada da assistência humanitária e social nos territórios não controlados por Kiev, restaurando as ligações de transportes, as operações de todos os meios de comunicação ucranianos e instituir um fundo para financiar a restauração da infra-estrutura da região.