Assange: EUA tentam trazer Ucrânia fora da esfera de influência da Rússia

© AFP 2023 / Anthony DevlinJulian Assange
Julian Assange - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA já há muito tentam se aproximar com a Ucrânia e levá-la fora da esfera de infliência da Rússia, expressou a opinião o criador do site WikiLeaks, Julian Assange, na entrevista à publicação argentina Pagina12.

“EUA por muito tempo têm tentado aproximar a Ucrânia com o Ocidente, se não aceita-la na OTAN, pelo menos tirá-la da esfera de influência da Rússia, a fim de reduzir o complexo militar-industrial russo”, bem como bases navais na Crimeia, declarou Assange.

Segundo ele, os países europeus também intervêm na situação:

Bandeira russa - Sputnik Brasil
Opinião: somente a Rússia pode parar a expansão dos EUA
“Os EUA e a Europa Ocidental alocaram milhões de dólares para criar organizações não-governamentais e redes sociais… Com a ajuda das quais o Ocidente prometeu de acabar com a corrupção na Ucrânia”.

Julian Assange, de 43 anos, está refugiado na Embaixada do Equador desde junho de 2012, evitando assim um mandado de prisão que o Reino Unido pretende executar assim que ele deixar o território equatoriano.

Assange não foi formalmente indiciado, mas é procurado para ser interrogado a respeito de uma acusação de crimes sexuais e estupro de duas mulheres que ele conheceu na Suécia em 2010. Ele nega as acusações. O fundador do WikiLeaks está na embaixada equatoriana desde 19 de junho de 2012. Ele afirmou não ter intenção de ir para a Suécia porque não tem garantias de que não será enviado para os Estados Unidos, onde continua aberta uma investigação sobre a liberação, pelo WikiLeaks, de centenas de milhares de documentos secretos. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала