“O plano de reação às necessidades humanitárias da Síria necessita de 2,9 bilhões de dólares, dos quais somente foram recebidos 9%. Já o plano de ajuda aos refugiados da região, cujo custo é de 4,5 bilhões, somente recebeu 6% das contribuições”, informou o comunicado.
Os membros do conselho informaram que a falta de recursos financeiros na ONU e dos seus parceiros já obrigou as agências de ajuda humanitária a reduzir em 30% os recursos e alimentos repassados para os sírios.
“Se o financiamento de urgência não estiver disponível até maio de 2015, um milhão de crianças sírias fora dos colégios ficará privado de acesso à educação alternativa”, alertou o Conselho de Segurança.
Segundo a ONU, 12,2 milhões de pessoas na Síria e 3,9 milhões de refugiados sírios em países vizinhos necessitam de ajuda humanitária.
Nesta quinta-feira, o membros do Conselho de Segurança realizaram uma reunião dedicada à situação na Síria. Durante a sessão do órgão, a subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, apresentou um relatório, segundo qual as Nações Unidas necessitam de 8,5 bilhões de dólares até o final do ano para oferecer ajuda humanitária à população síria e aos refugiados sírios nos países vizinhos.