A imprensa mundial, às vésperas da visita de Tsipras, noticia que Grécia pretende solicitar ajuda econômica à Rússia. O secretário de imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov, apontou que esse ângulo gera um estreitamento do amplo espectro de relações entre a Rússia e a Grécia. No entanto, segundo ele, esse também será um dos temas das conversações dos líderes.
O porta-voz do Kremlin também não excluiu a possibilidade da retirada do embargo russo contra produtos agrícolas europeus para a Grécia.
Tsipras estará na Rússia em visita de trabalho. O novo premiê grego também foi convidado para as celebrações do Dia da Vitória, no dia 9 de maio.
“Durante as reuniões russo-gregas em mais alto nível está sendo planejada a discussão de uma ampla gama de temas no âmbito da cooperação dos dois países, inclusive nas áreas comercial, econômica e de investimentos e na área cultural e humanitária, bem como a apreciação de problemas internacionais em evidência”, informa o comunicado da assessoria de imprensa do Kremlin.
Após as reuniões, está sendo esperada a assinatura de uma série de acordos bilaterais.