De acordo com o Drakula blog, o Ocidente está elevando a sua campanha contra o presidente russo Vladimir Putin. Por um lado movendo as forças da OTAN e dos EUA perto das fronteiras russas, eles também jogam uma guerra híbrida, despejando dinheiro em propaganda antirrussa.
StratCom tenta lidar, em particular, com a "incapacidade da mídia ucraniana de fornecer alcance suficiente no sul e no leste do país” e “desconfiança da população”.
O documento da OTAN revela que o governo ucraniano tem uma "fraca capacidade das Relações Públicas" e apresenta propostas para combater a influência russa, notando a falta de trabalho interministerial e compreensão da importância de "narrativa nacional”.
Outros documentos expõem um projeto executado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, do Departamento para o Desenvolvimento Internacional e do Ministério da Defesa no valor de 360,5 mil dólares com o objetivo da "reconciliação nacional da Ucrânia” e do restabelecimento da confiança pública por meio de empoderamento dos mecanismos de democracia com ajuda das mídias locais.
Ele descreve uma batalha propaganda pró-Kiev com uso das agências ucranianas, incluindo o Instituto Ucraniano de Política Internacional, Centro Analítico dos Estudos Geopolíticos e Departamento de a cooperação civil-militar.