Começou no Panamá a primeira Cúpula das Américas com a participação de Cuba

© AFP 2023 / RAUL ARBOLEDACerimônia de abertura da 7a Cúpula da Américas no Panamá
Cerimônia de abertura da 7a Cúpula da Américas no Panamá - Sputnik Brasil
Nos siga no
Pela primeira vez todos os 35 países das Américas e do Caribe, incluindo Cuba, participam da 7.ª Cúpula das Américas. O tema central do encontro neste ano é “Prosperidade com Equidade: O Desafio da Cooperação nas Américas”.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, chega à Cidade do Panamá em 9 abril de 2015 para participar da Cúpula das Américas pela primeira vez - Sputnik Brasil
Com Cuba, Cúpula das Américas reúne líderes no Panamá
Os temas centrais do evento serão a normalização das relações entre Cuba e EUA, bem como as tenções entre Washington e Caracas. 

A cerimônia de abertura da cúpula aconteceu no Centro de Convenções ATLAPA. O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, recebeu os chefes de Estado um por um, para uma fotografia cerimonial a beira de um tapete vermelho, por onde as autoridades seguiam para o salão de solenidades. 

Dos líderes latino-americanos, somente a presidente do Chile, Michelle Bachelet, não compareceu à cúpula, por estar supervisionando as enchentes no norte do seu país, que está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores. No total, delegações de 35 país encontram-se no Panamá.   

Logo no início da cerimônia de abertura, uma mensagem do Papa Francisco foi transmitida aos presentes. O pontífice desejou que o encontro contribua para a superação dos conflitos existentes entre os países. 

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, está acompanhando a cúpula.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала