"São as autoridades da Ucrânia que fazem por separar o Donbass do seu país… a Rússia nunca quis impor à Ucrânia um modo de agir", diz Putin.
Assista à íntegra da 13ª Linha Direta com o Presidente Putin
“Sobre a questão da existência de nossas tropas na Ucrânia, falo direta e claramente: não há tropas russas na Ucrânia”, frisou.
Ausência das tropas russas na Ucrânia é confirmada pelo comandante do estado-maior ucraniano. #Putin #DirectLine http://t.co/okH7qT5SHX
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) 16 апреля 2015
Putin disse que, em sua opinião, as autoridades atuais da Ucrânia estão cometendo muitos erros que irão trazer consequências negativas. "Parece que essa é a escolha do presidente e do governo [da Ucrânia]", disse.
O presidente disse, entretanto, que a Rússia está interessada na recuperação da economia ucraniana porque “eles são nossos vizinhos, são parceiros, e também estamos interessamos na tranquilidade das nossas fronteiras.” Putin salientou que a Rússia não escolhe os seus parceiros internacionais e é preciso colaborar com os que tem.
“Agora a Rússia não espera nada das autoridades de Kiev, exceto uma coisa – que nos considerem parceiros iguais em todas as áreas de interação. Um aspecto importante para nós é, naturalmente, o respeito dos direitos e interesses legítimos dos russos que vivem na Ucrânia e das pessoas que se consideram russas, independentemente do que tenham escrito no passaporte”, explicou o presidente.
Putin também lamentou o fato de Kiev não cumprir os Acordos de Minsk, o que resultou em vários casos repetidos de violência e violação do cessar-fogo. Houve uma chance de resolver a crise ucraniana por via política.