Tendência crescente: neonazistas fazem passeata em Odessa

© Sputnik / Aleksandr Maksimenko / Acessar o banco de imagensSetor de Direita
Setor de Direita - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os movimentos nacionalistas radicais estão atualmente em ascensão na Ucrânia. Um grupo de neonazistas marchou nas ruas de Odessa em memória da morte do ex-líder do grupo ucraniano ultranacionalista "Honra e Glória", Maxim Chaika, relatam no sábado as mídias locais.

De acordo com várias fontes, da passeata participaram entre algumas dezenas e duas centenas de pessoas. Os nacionalistas usaram slogans como "O homem branco é para a Grande Ucrânia", "Uma raça, uma nação, uma pátria", e "Enforquem os comunistas".

Praça Maidan em Kiev - Sputnik Brasil
Analista: “Neonazismo está se tornando nova ideologia de Estado na Ucrânia”
Entretanto, em 9 de abril, o presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, declarou que Adolf Hitler e Josef Stalin foram igualmente responsáveis por iniciar a Segunda Guerra Mundial. Tanto os líderes nazistas, como os soviéticos estiveram por trás do "massacre", com o objetivo de "dividir a Europa", afirmou Poroshenko.

Ele pronunciou seu discurso no mesmo dia em que o parlamento da Ucrânia, a Suprema Rada, aprovou um projeto da lei que equipara o comunismo ao nazismo, proibindo ambos os regimes e todos os seus símbolos na Ucrânia.

Nenhum dos símbolos e atributos soviéticos podem ser usados para lembrar as vítimas da guerra, diz o projeto de lei.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала