"Os sistemas S-400 chegaram por mar à cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky", informou em comunicado o serviço de imprensa da Frota, acrescentando que este é a segunda de um total de cinco remessas nas quais os lançadores de mísseis serão deslocados do polígono de Kapustin Yar (situado na região de Astrakhan, perto do Mar Cáspio) até Kamchatka.
As unidades do Distrito Militar Leste da Rússia estacionadas na península receberão mais de vinte sistemas de defesa S-400, com o objetivo de proteger de forma mais eficaz algumas instalações no Pacífico, particularmente, as bases de submarinos nucleares no porto de Viliuchinsk.
Os S-400 Triumf (SA-21 Growler na classificação da OTAN) são capazes de abater alvos aéreos de tecnologia stealth, mísseis de cruzeiro de tamanho pequeno e novos mísseis balísticos táticos e tático-operacionais. O Triumf está em serviço operacional do Exército russo desde 2007, tem um alcance de 400 km e pode destruir alvos em altitudes de até 60 km. Por seu alto desempenho, o sistema pertence à geração 4+, sendo duas vezes mais eficaz do que seus antecessores.