A reunião acontece no momento em que o governo grego e seus credores internacionais tentam chegar a um acordo para que seja liberado dinheiro para o país em dificuldades financeiras.
Os líderes da União Europeia convocaram uma reunião de emergência na quinta-feira para tentar lidar com o crescente problema de crise de imigração na Europa, em particular no Mediterrâneo, após tragédias recentes.
O encontro entre Tsipras e Merkel será o terceiro entre as lideranças desde que ele assumiu o poder, no fim de janeiro. A Grécia continua, porém, em um impasse com seus credores europeus — liderados pela Alemanha — sobre o programa de ajuda de 240 bilhões de euros (US$ 258,4 bilhões).
Negociações entre representantes do governo grego e seus credores internacionais — a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) — continuam em Paris. Enquanto isso, as reservas do governo grego seguem diminuindo. Os dois lados seguem longe de um acordo segundo um graduado funcionário da zona do euro.