O líder da união independente de mineiros da Ucrânia, Mikhail Volynets, disse que o incidente teve lugar perto do Convento Kiev-Pechora quanto os mineiros voltavam a casa após manifestações onde exigiam o pagamento de seus salários em atraso. Ninguém ficou ferido durante o ataque.
"Alguns dos agressores, cujo número total era entre 15 e 20 pessoas, estavam vestidos como civis, outros tinham farda militar… Disseram que são membros do Setor de Direita e Automaidan”, contou Volynets à agência de notícias RIA Novosti.
O sindicalista acrescentou que os agressores ameaçaram atacar os mineiros mais uma vez.
Centenas de mineiros do leste da Ucrânia iniciaram protestos nas ruas de Kiev nesta semana para protestar contra fechamento de minas de carvão, exigir o pagamento de salários em atraso e a renúncia do ministro da Indústria de Carvão da Ucrânia, Vladimir Demchishin.
Parece que a vida política na Ucrânia se torna cada vez mais perigosa. Podemos lembrar os recentes assassinatos politicamente motivados em Kiev, a assim chamada “lustração popular” (quando funcionários públicos são colocados em caçambas de lixo) e a tragédia de um policial barbaramente morto na região de Lvov.
A Suprema Corte da Rússia baniu as atividades do Setor de Direita na Rússia, classificando a facção como extremista em novembro do ano passado.
Automaidan é uma associação automobilística ucraniana apoiante do movimento pró-europeu Maidan.