O Unicef explicou que muitas estão vivendo nas ruas sem água potável e instalações sanitárias adequadas, o que se torna um risco elevado para a propagação de doenças por via aérea. Outro problema alertado para o organismo é que uma grande parte destas crianças encontra-se longe de suas famílias. Dois aviões com 120 toneladas de ajuda humanitária estão sendo preparados pelo fundo para serem enviados ao Nepal.
A Rússia já enviou dois aviões Il-76 com socorristas e equipamentos de alta tecnologia para o trabalho em situações de desastre natural. Segundo o Ministério de Emergência russo, as aeronaves estão em Nova Délhi, na Índia, aguardando condições para pausar no aeroporto internacional de Katmandu, capital nepalesa.
O terremoto que atingiu o Nepal no sábado chegou a 7.9 na escala Richter. O número de mortos já se aproxima de 4 mil pessoas. O total de vítimas fatais, porém, ainda deverá crescer muito, uma vez que as equipes de socorro não conseguiram chegar a muitas regiões nepalesas. O desastre natural está sendo considerado o pior no país nos últimos 80 anos.