A Rússia comanda a presidência dos BRICS este ano e, segundo Naryshkin, tem alto apreço por este formato de cooperação.
"Vemos o papel positivo que o grupo BRICS está tendo no desenvolvimento das relações entre nossos países e na formação de uma ordem mundial justa", disse o presidente do Parlamento russo.
O deputado esclareceu que o objetivo do encontro com os embaixadores era coordenar os esforços antes da realização do primeiro fórum parlamentar dos BRICS, a ser realizado em Moscou entre os dias 7 e 8 de junho.
"Uma das áreas mais importantes de atividades é a cooperação interparlamentar e a criação de um formato de cooperação parlamentar dentro do grupo BRICS", disse Naryshkin, acrescentando que o presidente russo, Vladimir Putin, "apoia esta iniciativa".
"Os Parlamentos já estão desempenhando um determinado papel dentro desta associação, através da ratificação dos acordos dos BRICS", observou o líder da Duma, lembrando que o Parlamento russo ratificou recentemente dois importantes acordos relacionados ao grupo – um para a criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS e outro para a formação de um fundo de reservas nas moedas dos BRICS.
Naryshkin disse ainda esperar “que a experiência da primeira reunião parlamentar dos BRICS” seja “útil” para os indianos, que serão os próximos a receber a presidência rotativa do grupo.