A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano Wall Street Journal. Segundo o jornal, enquanto o rublo está se fortalecendo, o dólar está passando por um enfraquecimento significativo: várias moedas estrangeiras se fortaleceram contra o dólar este ano. O jornal observa que a queda do dólar acontece ao mesmo tempo com as expectativas de que a Reserva Federal dos EUA aumentaria as taxas de juro de curto prazo. Entretanto, o rendimento dos ativos russos volta a atrair os investidores.
Ele nota que comprou rublos através de contratos a prazo, sendo certo que ainda há espaço para a moeda russa se fortalecer frente ao dólar.
Em 2015 o rublo subiu contra o dólar em 17,5 por cento. Além disso, segundo o jornal, a moeda russa, que sofreu uma forte queda em dezembro, em seguida, recuperou 46 por cento do seu valor. Os títulos de rublo soberanos e o índice russo de ações também subiram.
A economia russa, para surpresa de muitos analistas, está recuperando. Em particular, a revista norte-americana Newsweek escreve que a economia da Rússia "continua em pé", ao contrário da maioria das expetativas. O portal Bloomberg, por sua vez, observou que a Rússia demonstrou no quarto trimestre de 2014, "um crescimento inesperado."