"Os serviços de segurança ucranianos pararam o funcionamento de uma série de sites que foram usados para levar a cabo atos de agressão informacional por parte da Federação Russa", afirmou o chefe do SBU, Markian Lubkivskyi, ao anunciar a operação contra a NIC.ua em sua página no Facebook.
Шановні друзі,Хочу вас поінформувати, що Службою безпеки України у ході виконання завдань з протидії проявам терористи…
Posted by Markian Lubkivskyi on Tuesday, April 7, 2015
No entanto, de acordo com a NIC.ua, dos cinco sites na mira do SBU, a companhia havia hospedado apenas um, e já tinha bloqueado a página em janeiro. Segundo a empresa, apesar de ter registrado nomes de domínio para alguns dos outros sites, ela nunca hospedara nenhum deles.
Na apreensão dos servidores, segundo o diretor executivo da companhia, o SBU conseguiu parar o funcionamento de 30 mil sites pessoais e empresariais que não tinham nada a ver com as páginas visadas pelas autoridades. Alguns deles permanecem fora do ar até agora.
"63% das contas de hospedagem foram restabelecidas, as quais foram bloqueadas como resultado das ações do SBU. Estamos trabalhando constantemente para restabelecê-las!" escreveu Khvetkevich em sua conta no Twitter no último domingo (26).
Ура! Оставшиеся 2% сайтов клиентов NIC.UA получается восстановить. Напомню: один сервер резервных копий был испорчен во время изъятия.
— Andrew Khvetkevich (@khvetkevich) 29 abril 2015