Este sábado, uma fonte no ministério da Defesa da República Popular de Donetsk (RPD) informou ao Sputnik que o aeroporto de Donetsk estava sob fogo da artilharia ucraniana. Os bairros ai redor do aeroporto, em consequência, também estão sendo atingidos, como o bairro de Kievsk.
“Segundo dados preliminares, projéteis explodiram no territórios da escola 57. Todo o nossa bairro está em fumaça. Estamos sob fogo cerrado e temos muito medo. Tentamos nos abrigar nos porões”, cita uma das moradoras do bairro a Agência de Notícias de Donetsk.
As autoridades da região administrativa ainda estão avaliando os danos.
Em meados de fevereiro, foi anunciado cessar-fogo no leste ucraniano. Apesar das acusações mútuas de violação, o instável cessar-fogo continua oficialmente vigente, sendo amplamente considerado pelas partes envolvidas e pelos mediadores internacionais como indispensável para apaziguar a região. Segundo dados da ONU, mais de 6 mil pessoas já morreram em decorrência do conflito no leste da Ucrânia desde que Kiev deu início à operação militar para sufocar os movimentos de independência de Donbass, que não reconhecem a legitimidade do governo que subiu ao poder após um golpe de Estado em fevereiro de 2014.