O Ministro Mauro Vieira participa hoje da Reunião de Chanceleres da @CELAC, em Quito. Veja fotos da @CancilleriaEc: pic.twitter.com/3nHxI2ybRw
— MRE Brasil–Itamaraty (@ItamaratyGovBr) 5 maio 2015
Os ministros reunidos discutirão propostas para aprofundar a integração regional, bem como as relações externas da Comunidade, como no caso da Cúpula CELAC – União Europeia, prevista para acontecer em junho deste ano em Bruxelas, na Bélgica. O chanceler do Chile, Heraldo Muñoz, também defendeu a aproximação da CELAC com a Rússia.
Canciller @HeraldoMunoz: "Chile es partidario de que haya un diálogo entre Celac y Rusia próximamente".
— Cancillería Chile (@Minrel_Chile) 20 abril 2015
"A América Latina deve construir posturas de integração não como uma alternativa, mas como um imperativo, já que devemos estar unidos na defesa de nossos povos", disse ele, citado pela rede de televisão TeleSUR.
Na quarta-feira (6), Vieira terá uma reunião de trabalho com Patiño. As partes deverão abordar temas da agenda bilateral e regional, com destaque para a cooperação em temas migratórios, investimentos brasileiros no Equador, comércio bilateral, questões da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e da própria CELAC.
Encuentra todas las fotos de la VIII Reunión de Cancilleres de #CELAC en: http://t.co/tbkttrvF4W #CelacEcuador pic.twitter.com/YMGjmpTlwT
— Cancillería Ecuador (@CancilleriaEc) 5 maio 2015
O intercâmbio comercial entre o Brasil e o Equador cresceu 257% entre 2003 e 2014, passando de US$ 375 milhões anuais a US$ 965 milhões, segundo dados do Itamaraty. O país andino sedia a Secretaria-Geral da UNASUL e assumiu a presidência temporária da CELAC em janeiro deste ano.