- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ministério da Saúde nega epidemia de dengue no Brasil

Nos siga no
Mesmo diante do registro de 745,9 mil ocorrências de dengue no Brasil entre 1 de janeiro e 18 de abril deste ano, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, nega que o país esteja em situação de epidemia da doença.

O total é 234,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado, mas 48,6% menor em comparação com 2013, quando na mesma época houve 1,4 milhão de ocorrências de dengue.

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da chikungunya - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
OMS considera epidemia de dengue no Brasil
Conforme dados divulgados pelo próprio Ministério da Saúde, a incidência de notificações no país para cada grupo de 100 mil habitantes é de 367,8. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice representa, sim, uma situação de epidemia, pois a classificação mínima para este estágio é de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o Ministro da Saúde, o caso do Brasil não é de epidemia, mas de elevação no total de casos.

“Em relação a 2014, nós temos elevação em praticamente todo o país. Mas quando a gente trabalha com o conceito de epidemia, nós temos duas possibilidades: ou a gente vê a série histórica e a comparação por um longo período, uma série de eventos ano a ano que nos permite ver a incidência da doença, ou adotamos o parâmetro da OMS, que considera comportamento epidêmico quando o número de casos tem incidência de 300 casos para cada 100 mil habitantes.”

Arthur Chioro explica que o maior número de ocorrências é resultado da crise hídrica e do desarmamento de ações de combate à doença por parte da sociedade. “O ano passado foi um ano excepcionalmente bom em relação aos resultados, mas de certa forma, em algumas localidades, o aspecto positivo do ano passado fez com que se desarmasse a mobilização da sociedade em algumas ações. Mas a dengue também tem característica multifatorial. Então, não podemos desconsiderar que neste ano nós tivemos condições climáticas que favoreceram o aumento do número de casos. Nós tivemos o problema da crise hídrica, em que o armazenamento de água feito pela população não teve a devida proteção. Portanto, é um conjunto de fatores.”

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da chikungunya - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Ministério da Saúde registra mais de 460 mil casos de dengue no Brasil
Apesar da queda na mobilização da sociedade em manter as ações de prevenção à doença, o Ministro da Saúde não culpa a população pelo aumento dos casos de dengue no país. "Jamais colocaria a responsabilidade sobre a população. Lidamos com um problema muito complexo."

A Região Sudeste tem a maior taxa de incidência de dengue entre todas as regiões do país, com 575,3 casos por 100 mil habitantes; em seguida vêm o Centro-Oeste (560,7 por 100 mil), o Nordeste (173,7 por 100 mil), o Sul (159,8 por 100 mil) e o Norte (156,6 por 100 mil).

Segundo o Ministério da Saúde, entre os Estados ndo país que estão com comportamento de epidemia estão São Paulo, Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Já os Estados do Amazonas e do Espírito Santo e mais o Distrito Federal apresentaram redução do número de casos nas primeiras 15 semanas de 2015. O Amazonas registrou 3.693 casos em 2014 e 2.751 neste ano. Já o Espírito Santo reduziu os casos de dengue de 8.353 para 4.750 no mesmo período. E o Distrito Federal registrou 4.652 no ano passado e 3.578 em 2015.

Nas 15 primeiras semanas de 2015, foram confirmados 229 óbitos causados pela doença, um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 158 mortes.

O Ministério da Saúde informou que investiu recursos adicionais de R$ 150 milhões para ações de combate à dengue em todo o Brasil. Os recursos são exclusivos para medidas de combate aos mosquitos transmissores da dengue e do chikungunya e incluem a contratação de agentes de vigilância para atuação em Estados e municípios do País.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала