O presidente da companhia United Americas Shipping Services, Joseph Hinson, do setor de expedição de cargas, confirmou à agência France Presse, que sua empresa recebeu licença para realizar entregas para Cuba.
“O passo de hoje é um grane avanço”, destacou o empresário, complementando precisar de algumas licenças adicionais dos dois países para realizar as viagens de fato.
A distância entre os Estados Unidos e Cuba é 150 quilometros e o serviço será oferecido a partir da Flórida, pela costa marítima da região de Miami. As relações entre Cuba e Estados Unidos vem sendo retomadas desde dezembro do ano passado, quando os presidentes Raúl Castro e Barack Obama anunciaram a retomada das relações diplomáticas, interrompidas por meio século.
Desde então os governos têm realizado reuniões sistemáticas e acertado detalhes sobre a reabertura das respectivas embaixadas em Havana e em Washington. Os dois presidentes também se encontraram em abril durante a Cúpula das Américas no Panamá. Outro passo importante foi o pedido de Obama para que Cuba seja retirada da lista dos países que financiam o terrorismo.
O Congresso dos Estados Unidos precisa agora avaliar a recomendação de Obama. Também depende dos parlamentares retirar o embargo econômico que o país impõe a Cuba.