Os exercícios Arctic Challenge, que envolve nove países e cerca de 100 aviões, começarão em 25 de maio e vão durar 12 dias, informa a Companhia de transmissão finlandesa (YLE).
Além dos países-membros da OTAN (Noruega, Holanda, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Estados Unidos) a Suécia e a Suíça também participarão dos exercícios. A Suécia fornecerá 16 caças multifuncionais Gripen, a Noruega, dez caças F-16 Fighting Falcon e outros Estados-membros, Mirages e Eurofighters. OTAN também vai fornecer AWACS (sistemas de vigilância aérea), petroleiros e aviões Dassault DA-20 Falcons Jet.
A maioria das operações terá lugar na Suécia e no Norte da Noruega, onde serão praticados bombardeios de alvos terrestres. Os militares também vão atacar alvos aéreos simulados, testar artilharia antiaérea, treinar voos de baixa altitude e reabastecimento aéreo.
Na quarta-feira, as Forças Armadas norueguesas explicaram num comunicado que o objetivo do exercício era "aprender a coordenar as complicadas operações aéreas, realizadas em cooperação com a OTAN".