O novo acordo do porto de Chabahar entre Índia e Irã tornará a região um centro de atividade econômica que dará à Índia acesso econômico a Rússia, Ásia Central, Irã e Afeganistão, avalia o analista iraniano e vice-presidente do Centro de Pesquisa do Irã e da Eurásia (IRAS), Mandana Tishyar.
Índia e Irã assinaram um memorando de entendimento que permitirá a construção de um porto no Irã. O acordo aconteceu apesar de alertas dos Estados Unidos contra negócios com o Irã antes que seja assinado o acordo final sobre o programa nuclear do país — o que deve acontecer até o dia 30 de junho.
"O memorando foi assinado por dois países, e não por duas empresas privadas, então o projeto será concluído. O projeto e o desenvolvimento desse porto não estão na lista de sanções impostas pelo Ocidente ao Irã", disse Tishyar.
De acordo com o especialista, o porto beneficiará não só o Irã, mas a região inteira como parte de um corredor de transporte "norte-sul" entre Rússia, Índia e Irã. "O desenvolvimento do porto de Chabahar pode ajudar muito no fortalecimento de nossos países e no desenvolvimento de parcerias estratégicas de negócios", completou Tishyar.
A Índia planeja investir US$ 85 milhões na construção do novo porto do Irã.
"O memorando foi assinado por dois países, e não por duas empresas privadas, então o projeto será concluído. O projeto e o desenvolvimento desse porto não estão na lista de sanções impostas pelo Ocidente ao Irã", disse Tishyar.
De acordo com o especialista, o porto beneficiará não só o Irã, mas a região inteira como parte de um corredor de transporte "norte-sul" entre Rússia, Índia e Irã. "O desenvolvimento do porto de Chabahar pode ajudar muito no fortalecimento de nossos países e no desenvolvimento de parcerias estratégicas de negócios", completou Tishyar.
A Índia planeja investir US$ 85 milhões na construção do novo porto do Irã.