"Hoje, foram realizadas na Praça Vermelha com muito êxito as solenidades dedicadas ao Dia da Vitória <…> Tudo isso demonstrou mais uma vez os novos objetivos do povo russo na tarefa do desenvolvimento estatal e mostrou ao mundo inteiro que a Rússia tem convicções firmes na questão da garantiada paz", declarou Xi Jinping.
O presidente chinês está agora em Moscou em sua quarta visita oficial à Rússia como chefe de Estado. Neste sábado, ele assistiu à parada militar anual, dedicada aos 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial.
E na sexta-feira (8), ele manteve conversações com o presidente russo, Vladimir Putin. Hoje, qualificou as conversas havidas como "abrangentes". Xi Jinping destacou que o fortalecimento das relações bilaterais foi o foco principal do encontro:
"Nós concordamos em seguir apoiando o desenvolvimento das relações sino-russas ao mais alto nível, considerar as nossas relações como direções prioritárias da nossa política externa, reforçar o apoio mútuo em assuntos ligados a interesses nacionais vitais do outro país".
Além disso, o presidente da China acrescentou que durante a sua visita à Rússia, ele assinou uma série de documentos que fomentam a cooperação bilateral em várias áreas.