Ao serem perguntados se os Estados Unidos representam alguma ameaça para a Rússia, 59% dos entrevistados responderam de modo positivo, enquanto um terço, 32%, responderam de modo negativo. A mesma pesquisa foi realizada em 2007. Na ocasião, 47% responderam positivamente e 42% se posicionaram de modo contrário.
Se em 2007 a ameaça principal vindo dos EUA, na opinião dos russos, era o estabelecimento do controle sobre a economia da Rússia (51%), agora a maioria dos entrevistados (48%) considera os Estados Unidos como uma barreira para o desenvolvimento da Rússia.
Comparando com 2007, houve um aumento em 10% daqueles que temem uma invasão militar por parte dos Estados Unidos, até 31%. Por outro lado, comparando com 2007, diminuiu a porcentagem dos que temem a imposição dos valores norte-americanos na Rússia (de 44% até 36%), bem como dos que enxergavam o risco de um controle norte-americano sobre o regime político do país (de 38% até 24%).
Segundo a pesquisa, 33% de cidadãos russos considera que a Rússia sairia vitoriosa em caso de uma guerra com os Estados Unidos. Somente 5% acham que os EUA venceriam. A maioria, entretanto, consideram que uma guerra entre os dois países não teria vencedores (52%).
A pesquisa foi realizada em 134 cidades de 46 regiões da Rússia, com a participação de 1,6 mil pessoas.