"Nós esperamos ter coordenação ativa dos esforços com a Sérvia durante todo o resto da sua presidência [na OSCE]", disse Lukashevich.
O porta-voz da chancelaria da Rússia disse também:
"A visita de Sergei Lavrov a Belgrado permitirá trocar opiniões com as autoridades da Sérvia sobre toda uma série de questões bilaterais, inclusive tendo em conta os resultados da visita à Sérvia do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 16 de outubro de 2014. Conversações com o presidente da Sérvia Tomislav Nikolic, primeiro-ministro Aleksandar Vucic e o primeiro vice-presidente, chanceler Ivica Dacic oferecem uma ótima oportunidade de "concertar os relógios" relativamente a todos os aspectos da agenda bilateral e internacional, avaliar a dinâmica da realização dos acordos anteriores, traçar um plano do desenvolvimento futuro das relações".
Aleksandr Lukashevich acha que a cooperação russo-sérvia ao nível internacional está "crescendo com êxito":
"Belgrado não vê a tarefa de aderir à União Europeia como um obstáculo para o futuro fortalecimento dos laços com a Rússia, a coordenação com nós de métodos de lidar com os problemas globais e europeus atuais. A Sérvia não fez suas as sanções antirrussas da União Europeia e mantém uma postura equilibrada no que tange aos acontecimentos na Ucrânia".
Segundo o porta-voz, o diálogo entre a Rússia e a Sérvia visa fomentar a paz e a estabilidade na região balcânica, "principalmente no contexto da regulação da questão do Kosovo".
Crescimento comercial
Comentando o estado atual do intercâmbio comercial entre os dois países, Lukashevich destacou um crescimento, em 2014, de 7,6%, em comparação com 2013. O número aproxima-se de 2,1 bilhões de dólares.
Já a Sérvia registra um crescimento de 13%, com um montante de 3,3 bilhões de dólares.
Lukashevich atribui o crescimento parcialmente às sanções que a Rússia impôs contra vários países da UE.
Terminando a entrevista o porta-voz da chancelaria russa frisou a importância dos laços culturais e espirituais entre os dois países, ambos com uma maioria religiosa cristã ortodoxa. Em setembro de 2014, Belgrado acolheu uma série de eventos, organizados com a participação russa, dedicados ao centenário da Primeira Guerra Mundial. Em novembro, o patriarca Kirill, da Igreja Ortodoxa Russa, visitou a Sérvia.
Visita de Matvienko
A visita do chanceler russo à Sérvia ocorre menos de três dias depois da visita da presidente do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo), Valentina Matvienko. A chefe do poder legislativo da Rússia ressaltou a necessidade de manter as relações de parceria estratégica entre a Rússia e a Sérvia para garantir segurança e estabilidade ao nível regional e internacional.