- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Grécia considerou convite para o Banco do BRICS como uma “agradável surpresa”

© brics2015.ru / divulgaçãoReunião de autoridades financeiras dos países do BRICS
Reunião de autoridades financeiras dos países do BRICS - Sputnik Brasil
Nos siga no
O convite de Moscou para a Grécia se tornar um membro do Banco de Desenvolvimento do BRICS se tornou uma “agradável surpresa” para Atenas, porque o país não quer limitar sua política externa somente à União Europeia e à Zona Euro, revelou uma fonte do governo grego à Sputnik nesta quinta-feira (14).

Líderes dos BRICS na sexta reunião de cúpula, realizada em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho de 2014 - Sputnik Brasil
Rússia convoca Grécia para ser sexto integrante de banco dos BRICS
“Somos membros da União Europeia e da zona euro, mas ao mesmo tempo reconhecemos que existem também outros poderes no mundo e vamos tomar nossas decisões tendo em conta os nossos interesses, enquanto cumprimos os compromissos que temos com outras organizações internacionais”, disse a fonte.

Na segunda-feira (11), o partido governista grego Syriza publicou uma declaração dizendo que a Rússia tinha convidado a Grécia para se tornar o sexto membro do Banco de Desenvolvimento do BRICS. O convite foi feito pelo ministro das Finanças russo, Sergei Storchak, durante uma conversa por telefone com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. Segundo a nota, o premiê recebeu a proposta com interesse e prometeu considerá-la completamente.

BRICS - Sputnik Brasil
Fundo de reservas do BRICS é escudo contra ataques especulativos
A fonte do governo disse à Sputnik que Tsipras teria uma oportunidade para discutir a potencial adesão da Grécia ao banco com os líderes do grupo BRICS, em São Petersburgo, onde participará de um fórum econômico entre 18 e 20 de junho.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que formam o grupo de economias emergentes, assinaram um acordo para estabelecer o Banco de Desenvolvimento do BRICS na cúpula de Fortaleza, em julho de 2014. A iniciativa deverá tornar-se uma alternativa às instituições financeiras ocidentais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, e trabalhará, principalmente, com financiamento de infraestrutura.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала