Gigante chinês bate Google com a mais desenvolvida inteligência artificial de buscas

© flickr.com / simone.brunozziEmpresa de busca chinesa Baidu.
Empresa de busca chinesa Baidu. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Empresa de busca chinesa Baidu revelou seu mais recente avanço no desenvolvimento de inteligência artificial, alegando que seu supercomputador assumiu a liderança global no campo.

O supercomputador Minwa foi designado com uma tarefa de pesquisa e classificação de um grande banco de dados de imagens, o que fez com uma taxa de 95,42% de precisão, relata o Baidu.

Este resultado bate tanto o Google, que marcou um 95,2% como a Microsoft, que fez 95,06%.

Sede do Google em Mountain View, Califórnia, Estados Unidos (EUA) - Sputnik Brasil
Google estabelece portal para venda direta de patentes
Todos os três sistemas têm, nos últimos meses, superado os humanos neste trabalho, que costumam ficar com uma taxa de precisão de 95% neste tipo de tarefa.

"Estou muito animado com todos os progressos em visão computacional que toda a comunidade tem feito", disse o cientista chefe da Baidu Andrew Ng ao Wall Street Journal sobre os rápidos avanços nessa tecnologia. "Os computadores podem compreender imagens muito melhores e fazer tantas coisas que eles não poderiam fazer há apenas um ano atrás."

O banco de dados ImageNet forneceu mais de 1 milhão de imagens para o Minwa peneirar e classificar em mais de 1.000 diferentes categorias pré-definidas como, por exemplo, a triagem de imagens de animais ou de alimentos por espécie ou tipo.

Google - Sputnik Brasil
Serviço Federal Antimonopólio da Rússia poderá investigar o Google
Esta forma de inteligência artificial — "de aprendizagem profunda" ("deep learning") — está em alta nos círculos do Vale do Silício agora. O Google, por exemplo, adquiriu várias empresas de Inteligência Artificial, incluindo a DeepMind, uma empresa sediada no Reino Unido que tem, entre outras coisas, os sistemas criados para aprender a jogar diferentes tipos de games para computador.

O sistema de reconhecimento de linguagem que o Google desenvolveu usando este tipo de aprendizagem profunda levou a grandes melhorias na capacidade de reconhecimento de voz do Android.

De modo análogo, a Baidu está trabalhando em um maior supercomputador que irá processar 14 mil horas de Inglês e chinês em áudio, a fim de melhorar os sistemas de reconhecimento de voz. Se o gigante das buscas cumprir seu objetivo de construir um supercomputador que pode executar sete quatrilhões de cálculos por segundo, passará a figurar na lista dos 10 melhores e mais poderosos supercomputadores do mundo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала